SLIDE9 SLIDE8 SLIDE7 SLIDE6 SLIDE5 Slide 3 Slide 2 Slide 1

O Projeto

Em homenagem ao Estado de Santa Catarina, que acolheu através do Porto de São Francisco do Sul grande parte dos imigrantes vindos para o sul do Brasil e, em especial, a Joinville, cidade onde se concentra a maior comunidade de descendentes suíços do país, temos a grata satisfação de apresentar o projeto “Difusão da Germanicidade”.
Com muito carinho, dedicamos este projeto aos descendentes espalhados pelo Brasil afora e aos amigos da cultura germânica, como segue:

OBJETIVO

O projeto “Difusão da Germanicidade” é uma iniciativa do radialista e produtor Nivo Walz, em parceria com a Sociedade Cultural Lírica de Joinville. Sua proposta é criar um centro para a difusão cultural e para a integração dos descendentes de imigrantes originários da Suíça, Áustria e Alemanha, presentes em várias regiões do Brasil e da América Latina.

O projeto se concretiza no site Germânia de Sempre, portal que abriga informações e notícias relacionadas à etnia germânica, e programas musicais com transmissão no idioma português.

JUSTIFICATIVAS

O Brasil, na condição de ex-colônia de Portugal e parte do “Novo Mundo”, constituiu-se num país de forte miscigenação étnica. Vários povos concorreram para a formação do povo brasileiro, promovendo assim o imenso mosaico cultural que caracteriza o Brasil.Um grande contingente de imigrantes procedentes dos países germânicos, principalmente da Suíça, Áustria e Alemanha vieram para o Brasil no séculos XIX e XX. Grande parte destes fixaram-se na região Sul, imprimindo suas características na formação de inúmeros municípios hoje conhecidos como dos mais progressistas e desenvolvidos do país. Da região Sul, os muitos descendentes desta origem espalharam-se para várias regiões do país, levando consigo experiência profissional e a tradição cultural herdada.

PORQUE REALIZAR

No entanto, o processo de globalização da informação e o constante avanço tecnológico, apresentam-se como desafio para a preservação da identidade de todas as culturas e conseqüentemente da etnia germânica, que está a mercê de perder a sua identidade, bem como de seu acervo histórico no Brasil. Existem, espalhadas pelo país inúmeras comunidades sem ligação entre si e alijadas do processo de preservação de suas raízes culturais e do convívio com a cultura brasileira.

O Projeto Difusão da Germanicidade foi criado com o propósito de abrir um canal de comunicação e preencher essa lacuna na vida desses descendentes, aproximando as suas raízes originais através da música, cultivando e desenvolvendo as suas tradições e promovendo o intercâmbio de idéias e realizações nos campos da cultura de conhecimentos gerais, sem nenhum comprometimento religioso ou político.



Nossos Parceiros



© Germania de Sempre 2010-2016. Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido e Hospedado na Hospeda Empresa